• Telefone
    (86) 99978-5695
  • Localização
    Rua Samuel Santos, 284, Parnaíba-PI

O orgulho está muito enraizado em nossas atitudes e segue sutil em suas manifestações. Basta chamar alguém de orgulhoso e esta pessoa já fica constrangida e ressentida. Isso é melindre e é orgulho na mágoa. Falta coragem para acolher as críticas como indicadores da correção da própria conduta.

Já percebeu que já considerou sua opinião como a melhor, com base em aparências, e desprezou a do outro? Isso é presunção, a manifestação do orgulho no saber. Na opinião do outro, em sua visão, também há o que aprendermos.

A parcialidade externada através do julgamento e da crítica, com critérios falhos, é muito comum. É o tal do preconceito, que é o orgulho nas concepções. Ao invés do preconceito, a sugestão para agora é o pós-conceito. Portanto, praticar a observação de forma mais imparcial e flexível para fugir dos extremismos.

A pessoa invejosa não quer o que você tem, quer que você não tenha. Ela é o orgulho se expressando contra as vitórias dos outros. A inveja dói porque ativa a área do cérebro (córtex dorsal) relacionada à dor física. Quem nunca sentiu vergonha de si mesmo por isso?

Aceitar não significa gostar ou desgostar, concordar ou discordar; mas validar que temos comportamentos que precisamos melhorar. O contrário disso, fomenta a vaidade, que é a manifestação do orgulho na imaginação falsa do que se é. É importante aceitar o que se é de fato, para poder avançar e não estagnar.

E essa prepotência que mascara a falsa superioridade? Isso é orgulho no poder. A força transformadora é a autoridade, que influencia para a mudança, e não a opressão, que sufoca as nascentes da boa vontade, matéria-prima de grandes realizações no bem.

O quão é importante refletir sobre essas características em nós, com a proposta de educação dos sentimentos, e não ser indiferente consigo e com outros. Aliás, indiferença é orgulho vestido de insensibilidade… São tantas as manifestações do orgulho…

O mito de Lucífer

Então! Caíste dos céus, astro brilhante, filho da aurora! Então! Foste abatido por terra, tu que prostravas as nações! Tu dizias: ‘Escalarei os céus e erigirei meu trono acima das estrelas. Eu me assentarei no monte da assembleia, no extremo norte. Subirei sobre as nuvens mais altas e me tornarei igual ao Altíssimo. E, entretanto, eis que foste precipitado à morada dos mortos, ao mais profundo abismo. (Isaías 14:12-15)

Lúcifer, incapaz de ser superior ao Criador, preferiu ser senhor no inferno do que ser servo no Reino de Deus. Reino este que contempla o cumprimento das Leis Divinas na conduta das criaturas. O mito de Lúcifer é o modelo de comportamento da criatura narcisista, as mais diversas manifestações do orgulho dão base à sua conduta. Trago este exemplo para facilitar a compreensão.

O Narcisista é o senhor do seu “inferno”. Mas no fundo é alguém vulnerável, em sua autoestima, que persegue o status; porém é fadado ao fracasso. Portanto, sofre muito; entretanto, engana a si e sempre responsabiliza os outros. O resultado disso, está no egoísmo e falta de empatia. Os Espíritos Superiores nos alertam que o orgulho e o egoísmo são os maiores obstáculos ao nosso progresso e patrocinam diversas mazelas morais neste orbe.  O orgulho não permite que a pessoa sofra uma comparação que vos rebaixe. Você conhece uma pessoa difícil? É você essa pessoa?

Examinai-vos!

A humildade é força poderosa, nesta transformação moral, por ser base para as demais virtudes. Vigiar as próprias manifestações, com o compromisso de se libertar das cadeias mentais, sustentadas pelo orgulho, precisa de gentileza para consigo e fidelidade para com a verdade.

“Examinai-vos a vós mesmos, se estais na fé. Provai-vos a vós mesmos. Acaso não reconheceis que Cristo Jesus está em vós?”, Paulo (II Coríntios, 13:5)

Por Daniel Santos

 

Referências

Bíblia Sagrada. Português. Bíblia sagrada: edição catequética popular. Tradutor. 18.ed. São Paulo: Ave Maria, 2013. P. 957-958-1491

KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. 349. ed. Tradução de Salvador Gentile. São Paulo: Ide, 2008. pág. 98.

KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Salvador Gentile. 171. ed. São Paulo: Ide, 2008. P. 246. Q. 785

OLIVEIRA, Wanderley. Mereça ser feliz: superando as ilusões do orgulho. Pelo Espírito Ermance Dufaux. Dufaux: Belo Horizonte, MG: 2002. P. 56-57

VIEIRA, Waldo. Conduta espírita. Pelo Espírito André Luiz. 32. ed. Brasília: FEB, 2019. P. 57-58

Comentários

  • Rejane Fonteles 11 de abril de 2023

    Perfeito!
    Obgda por compartilhar conosco!!

    Responder
  • Felipe 11 de abril de 2023

    Obrigado pelas reflexões

    Responder
  • ecommerce 15 de março de 2024

    Wow, amazing blog layout! How long have you been blogging for?
    you make blogging look easy. The whole look of your website is magnificent, let alone the content material!
    You can see similar here sklep internetowy

    Responder

Deixe seu comentario