• Telefone
    (86) 99978-5695
  • Localização
    Rua Samuel Santos, 284, Parnaíba-PI

Fábrica de fraldas bip

No ano de 2016 um sensível empresário local apiedado da situação de algumas famílias onde alguns membros precisavam da utilização de fraldas descartáveis geriátricas e se encontravam em situação de vulnerabilidade social. Inspirado por benfeitores espirituais procurou a diretoria do Caridade e Fé para propor o surgimento de um fábrica de fraldas operacionalizada por voluntários que frequentam a casa, a fim de atender parcialmente a essa demanda.

O projeto foi aceito e a fábrica deu-se o nome de Fraldas BIP, as fraldas da caridade, em alusão à pergunta e resposta da questão 886 de o livro dos Espíritos. Os equipamentos foram adquiridos, uma sala própria e adequada às normas sanitárias foi construída e uma equipe de voluntários recebeu qualificação para a produção.

A Fábrica funciona semanalmente e a produção das fraldas se dá do seguinte modo: após a leitura do Evangelho e prece de abertura é feita a instalação da matéria prima na máquina para colocação do elástico, cola, polietileno e filtrante seguido por fixação do absorvente entre o polietileno e o filtrante, corte, acabamento, controle de qualidade, embalagem, esterilização e estocagem. Todo trabalho de produção atende aos procedimentos operacionais padrões que vão desde a organização da sala, paramentação dos manipuladores e o manuseio do produto em si, tudo registrado em planilhas e conferido tanto pela responsável técnica legal (farmacêutica voluntária) como pela coordenação do projeto (Secretaria de Projetos Especiais).

A distribuição se dá uma vez ao mês por uma equipe de voluntários que vão até as residências dos beneficiários para entrega dos pacotes de fraldas, ocasião em que também proferem orações. A Fábrica de Fraldas BIP possui alvará sanitário, Certificado de Regularidade do Conselho Regional de Farmácia e depende de doações financeiras para o custeio e aquisição de matéria prima. Faça parte você também!

Aos oito dias do mês de março de 2019, o Centro Espírita Caridade e Fé ampliou seu projeto Fraldas BIP, firmando convênio junto a Prefeitura Municipal de Parnaíba – PI para distribuição de 15.000 unidades de fraldas, com duração de 12 meses  a partir da assinatura do mesmo. O Convênio Nº 05/2019 – PMP tem por finalidade a fabricação e doação de fraldas descartáveis tipo adulto a pessoas dependentes de uso de fraldas descartáveis e que se encontrem em situação de vulnerabilidade social através do projeto intitulado: Fraldas BIP – as fraldas da caridade, conforme Lei Nº 3.295, de 03 de setembro de 2018, parecer jurídico e plano de trabalho apresentado pela CONVENENTE e aprovado pela CONCEDENTE, de interesse público.