• Telefone
    (86) 99978-5695
  • Localização
    Rua Samuel Santos, 284, Parnaíba-PI

Em sua 6ª edição, o Colóquio do Pensamento Espírita, realizado pelo Centro Espírita Caridade e Fé, teve início com uma apresentação cultural, onde Samuel Aguiar cantou a música “Um Índio” de Caetano Veloso. No palco, a canção foi encenada por Valdir Edson Neto.

Após a apresentação, a presidente da Casa Espírita, Jeannine Seligmann fez a prece inicial.
O VI Colóquio foi organizado pelo Departamento de Estudos e Pesquisas Espíritas Aplicadas à Sociedade – Depeas, com apoio da Infraestrutura, Comunicação, Arte e Cerimonial.

Para harmonização da atividade, Samuel Aguiar, que também conduziu e mediou o Colóquio, cantou a música “O Sal da Terra”, de Beto Guedes, que em sua letra, convida os seres humanos para o resgate dos valores, expõe a necessidade da união para amenizar problemas, falando da paz e da necessidade de cuidar do planeta, das pessoas, de banir a opressão e viver feliz.

O evento contou com os coloquiadores, André Peixinho (BA), Ruth Mesquita (BA) e Sérgio Thiesen (RJ).

Ao serem questionado sobre o comportamento da criatura humana diante da natureza, Ruth Mesquita disse que não acredita que a Terra será destruída, já que é preciso lembrar que Jesus está no leme. Segundo ela, há muitas pessoas trabalhando pelas transformações e é preciso que seja propagada sobre as novas descobertas. “Há uma cooperação entre os reinos. Precisamos nos dar conta que podemos colaborar com a nova civilização”.

André Peixinho citou um trecho de uma obra de Ernani Sant’Anna, com o livro “Correio entre dois mundos”, e que nos anos 90 já dizia que, “A carga venenosa, de indescritível agressividade e de aspecto assustador, que o pensamento humano desvairado atira incessantemente à atmosfera psíquica do orbe, se constitui em formidável caldo de cultura de horripilantes monstros bacteriológicos, de inacreditável virulência, que assediam, cada vez com mais fúria, a Humanidade encarnada e desencarnada que se situa e vive nas regiões menos elevadas”. Em outras palavras, a consciência do ser humano ainda materialista gera esse mundo cada vez mais problemático, segundo Peixinho.

Em sua contribuição, Thiesen que tudo que vem sendo produzida pelas mentes de encarnadas e desencarnados vem acarretando problemas para o Planeta. Ele citou “A Gênese”, que traz “São chegados os tempos, dizem-nos de todas as partes, marcados por Deus, em que grandes acontecimentos se vão dar para regeneração da humanidade”. Ele lembra que assim como chegam espíritos de contextos maravilhosos, outros são tirados daqui pela pouca perspectiva de desenvolvimento.

As atividades do 6º Colóquio do Pensamento Espírita foram finalizadas com a música “Natureza”, que traz a importância de preservarmos a Natureza, criação divina.

Comentários

  • Zêila Sabry Azar 4 de fevereiro de 2023

    O VI Colóquio do Pensamento Espírita realizado pelo Centro Espírita Caridade e Fé em Parnaíba -PI foi um extraordinário momento de aprendizado, reflexão e oportunidade de mudança de postura para com o meio ambiente. Gratidão!

    Responder

Deixe seu comentario