• Telefone
    (86) 99978-5695
  • Localização
    Rua Samuel Santos, 284, Parnaíba-PI

A ânsia de crescer e buscar a autorrealização é um impulso para o progresso, um gérmen que vibra no âmago da criatura sob os patrocínios da Lei Divina. Contudo, o interesse exagerado por si mesmo, pelo sentimento egoístico, gerou a arrogância. Isto está no instinto de conservação que fomenta a posse como estratégia de proteção: Materialismo – numa palavra. “De todas as imperfeições humanas, a mais difícil de desenraizar-se é o egoísmo, porque ele se prende à influência da matéria, da qual o homem, ainda muito próximo de sua origem, não pôde se libertar, essa influência concorre para o sustentar: suas leis, sua organização social, sua educação”, esclareceram os Espíritos Orientadores; por isso, pensemos numa das facetas da manifestação do egoísmo que é a arrogância. Sou arrogante? Como assim? Já se comportou com rebeldia? Isto é trilhar na arrogância.

Como assim? Quando fui arrogante?

Comportamento de teimosia ou mesmo posturas autoritárias, a tal da rigidez. A disputa estimulada pelo sentimento de inveja, a comparação com os outros patrocinando a competição pela disputa. A transgressão às leis civis e divinas. Isso leva às atitudes de perfeccionismo e ansiedade. Por que isso? A vontade de controlar, eis o sentimento de poder, aqui está a imprudência. A mania de grandeza perfilando ao lado da presunção são essências do fedor da vaidade, fragrância da prepotência. Nestas atitudes falo, claramente, de manifestações da arrogância que tem origem no egoísmo. Não é fácil se desfazer disto sem estar consciente e empenhado em mudar o comportamento, por conta do senso equivocado de superioridade.

Do que sofre o arrogante?

Um arrogante é um inseguro de si, que recorre ao estado primitivo do ser – Estado Defensivo. Estresse, perda de controle, manifestação de desprezo e irritação, sérias dificuldades de se relacionar, tem uma vida chata, é desconfiado, … são caracteres evidentes. No fundo é uma pessoa medrosa, insegura.

A gentil Ermance Dufaux esclarece o comportamento de arrogância como manifestação enfermiça rumo ao Transtorno da Personalidade Narcisista (TPN): “na rigidez, eu controlo; na competição, eu sou maior; na imprudência, eu quero; na prepotência, eu posso.”

Interpretações desconectadas com a realidade

Cada pessoa mora dentro de suas criações mentais. Quem vive no passado sofre melancolias; quem vive no futuro, sofre de ansiedade. A matéria-prima das realizações é o presente. O arrogante sofre ausência do presente. No passado manifesta mágoas e inaceitação porque se dá valor muito acima do que possui, com tolerância baixíssima às circunstâncias da vida, com suas respectivas lições para o crescimento. Aqui podemos encontrar alguém depressivo. No futuro se considera de uma importância que não tem, ao apresentar ideais e capacidade de realização que não possui de fato. Um arrogante não admite ter esta chaga moral. A pessoa arrogante pensa na vida; mas tem pouco interesse pelos sentimentos que o atraem para o presente, o agora.

A porta larga: ARROGÂNCIA

Não é tarefa fácil; mas é preciso iniciar os trabalhos, dentro de si, contra esta enfermidade. O primeiro passo é reconhecer que tem. Dispor do convívio com o arrogante é viver em clima desconfortável que exaure as forças e estimula o estresse. Aqui há um campo aberto e largo para obsessões, pois muitos somos os arrogantes. Jesus advertiu: “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.”

Agora me veio a preocupação, como vencer isso?

Na questão 917 de O Livro do Espíritos, o Codificador registrou a orientação dos Espíritos Amigos: “O Espiritismo bem compreendido, quando estiver identificado com os costumes e as crenças, transformará os hábitos, os usos, as relações sociais. O egoísmo se funda sobre a importância da personalidade; ora, o Espiritismo bem compreendido, eu o repito, faz ver as coisas de tão alto, que o sentimento da personalidade desaparece, de alguma forma, diante da imensidade. Destruindo essa importância, ou tudo ou pelo menos fazendo vê-la como ela é, combate necessariamente o egoísmo.”

Reflitamos!

“O ímpio mostra no rosto a sua arrogância, mas o justo mantém em ordem o seu caminho.” (Provérbios 21:29)

“Não será assim entre vós, mas quem quiser tornar-se o maior entre vós, será o vosso servidor, e quem quiser ser o primeiro entre vós, será o vosso servo, da mesma forma que o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” (mt, 20: 26-28)

Por Daniel Santos

Referências

Bíblia Sagrada. Português. Bíblia sagrada: edição catequética popular. Tradutor. 18.ed. São Paulo: Ave Maria, 2013.

DIAS, Haroldo Dutra. O novo testamento. 4.imp. Tradução Haroldo Dutra. Brasília: FEB, 2016. P. 119

FERRO, Flaira. Me curar de mim. YouTube, 19 de fevereiro de 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3b0z2AV2piI>. Acesso em 30.08.2023.

KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Salvador Gentile. 171. ed. São Paulo: Ide, 2008. P. 284. Q. 917

OLIVEIRA, Wanderley. Escutando sentimentos. 2. ed. Pelo Espírito Ermance Dufaux. Belo Horizonte: Dufaux, 2006. P. 103-114

Comentários

Deixe seu comentario