• Telefone
    (86) 99978-5695
  • Localização
    Rua Samuel Santos, 284, Parnaíba-PI

Ao se sentir desconfortável na presença de alguém ou em algum lugar, onde é sentido um clima de ameaça, as forças são exauridas, sentimos o esgotar das energias, a irritação se apresenta. A raiva é um estado defensivo para reagir. Quem tem essa experiência sofre porque isso consome o vigor devido ao uso inadequado e incompreendido.

Olhar para estas provações com paciência requer não desistir de buscar soluções. Isso é resignação. Do contrário, suportar a raiva, sem nada fazer em favor do bem, traz somatizações que adoecem. Isso é preguiça revoltada. Agredir e agravar a problemática e as pessoas causa ansiedade e tristeza profunda, em seguida. Mais uma vez as energias são esgotadas. A culpa e a vergonha começam a povoar o ambiente mental.

A indignação frente as injustiças, ou situações desconfortáveis e prejudiciais, pode nos convidar a agir para corrigir, mas sem violentar e sim esclarecendo com autoridade zelosa de quem deseja o bem de todos os envolvidos. A raiva é uma emoção que expressa nossa insegurança emocional frente as contrariedades. Ela priva a razão. Raiva e violência são péssimas companheiras. Você há de concordar! Tudo o que nos aproxima da natureza animal, de instinto de sobrevivência e materialismo, nos afasta da espiritual. A raiva deve ter sua força canalizada para o bem, como uma estratégia de motivação para seguir rumo ao objetivo e solucionar.

Joana de Ângelis, na obra Conflitos Existenciais, esclarece que a “a raiva é um sentimento que se exterioriza toda vez que o ego sente-se ferido, liberando esse abominável adversário que destrói a paz do indivíduo. Instala-se inesperadamente, em face de qualquer conflito expresso ou oculto, desferindo golpes violentos de injúria e de agressividade.”

O que te incomoda? Em que momentos vem a raiva? Por favor, não se critique; entretanto, observe-se e identifique suas necessidades. Os nossos sentimentos e emoções dizem quais são. Para isso, afaste-se por um instante do que lhe está causando o furor. Respire! Agora é o momento de se entender e se ajustar frente a consciência e sua necessidade de aprender a amar. O começo destas ações está no autocuidado. Caminhos extremos como o excesso ou a negligência são muito perigosos.

O codificador do Espiritismo, Allan Kardec, levantou essa questão quanto ao controle às próprias tendências, tornando as paixões boas ou más. “As paixões são como um cavalo que é útil quando está dominado, e que é perigoso, quando ele é que domina.” O caminho é entender os sentimentos e emoções e suas causas para aprender com essas manifestações.

Seja inteligente, ame-se saindo dos trilhos do egoísmo e do orgulho e seguindo a rota da autovalorização. Jesus é o modelo por excelência, o protótipo do super-homem que buscamos. O que Ele fez ao ser injuriado?

Por Daniel Santos

 

REFERÊNCIAS

FRANCO, Divaldo Pereira. Conflitos existenciais. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. Salvador, 2016. Pág. 37. Cap. 03.

GANDHI, Arun. A virtude da raiva: e outras lições espirituais do meu avô Mahatma Gandhi. Trad. Débora Chaves. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Salvador Gentile. 171. ed. São Paulo: Ide, 2008. P. 282. Q. 908.

Comentários

  • שירותי ליווי בבת ים 8 de maio de 2023

    I need to to thank you for this good read!! I certainly enjoyed every little bit of it. I have got you book-marked to check out new things you postÖ

    Responder
  • https://evolusta.top 15 de março de 2024

    Wow, awesome blog format! How long have you ever been blogging for?
    you made blogging look easy. The entire look of your site is excellent, let alone the content
    material! You can see similar here sklep online

    Responder
  • e-commerce 22 de março de 2024

    I don’t know if it’s just me or if everyone else encountering problems
    with your blog. It appears as if some of the text in your posts are running off the screen. Can someone else
    please comment and let me know if this is happening to them as well?
    This might be a issue with my browser because I’ve had this happen before.
    Cheers I saw similar here: Sklep

    Responder
  • ecommerce 28 de março de 2024

    Hello there! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to
    get my blog to rank for some targeted keywords but
    I’m not seeing very good success. If you know of any please share.
    Thank you! You can read similar article here: Najlepszy sklep

    Responder

Deixe seu comentario