• Telefone
    (86) 99978-5695
  • Localização
    Rua Samuel Santos, 284, Parnaíba-PI

Recomeçar é o próprio de quem realiza, é da natureza de quem caminha rumo a um objetivo pretendido, que faz uso do livre-arbítrio que possui, conforme evidenciado na Questão 843 de O Livro dos Espíritos; pois o homem tem livre arbítrio nos seus atos. Cabe considerar a importância de validar a realidade atual de si, ponderar que as frustrações são setas que dizem qual caminho aprovar.

Quando parar de brigar consigo se torna libertação

Pra tanto, a proposta para caminhar com mais segurança neste recomeço é a aceitação da própria realidade, não como postura de comodismo; mas parar de brigar consigo para assim manter a imunidade da própria energia e consequentemente do corpo físico. Para assim seguir. Enquanto se tratar como inimigo de si mesmo na jornada da melhora contínua, haverá sentimento de impotência, revolta, insegurança por não ter controle de muitas situações, medo do que pode acontecer por não ter esse controle e vergonha por não ter se tornado o que gostaria. Doença.

A aceitação como base de um novo ciclo

Você merece ser feliz! Por isso, a proposta para o recomeço é a aceitação de que somos falíveis, que recomeçar faz parte da vida, que não somos fracassados; mas o que temos são resultados das escolhas e que Deus nos oportuniza sempre a ocasião de recomeçar por amor a nós. Verdade registrada na Questão 132 de O Livro dos Espíritos, quanto a encarnação, onde a finalidade é a perfeição do ser e sua contribuição na Criação.

A vida não vivida que insiste em nos chamar

Neste novo ciclo, consideremos ainda a Questão 132 de O Livro dos Espíritos quanto a missão da criatura e sua parte na obra da criação. Todos temos duas vidas, esta da condição orgânica e social e aquela não vivida. É sobre esta segunda que notabilizo. É a do sonho, daquele projeto não realizado, que é importantíssimo para você; mas que foi sufocado pelas urgências das circunstâncias. Contudo, continua soprando no seu ouvido, um sopro que afasta a poeira de cima do projeto/sonho não realizado e evidencia um sentimento de incompletude. É um recado que você quer dar ao mundo na realização deste sonho. Escrever livros, aprender música, fazer aquela faculdade ou pós-graduação, ser mãe, se dedicar a um trabalho voluntário específico, vencer um vício, conquistar bom hábito… são realizações que podem curar a alma adoecida.

Dar ao mundo o recado que só você pode dar

O que você quer realizar? Dar o seu recado ao mundo, encontrar-se! Porém, encontrará a resistência multifacetada no medo, na crítica das pessoas, na procrastinação, no vitimismo, nos problemas, na dramatização, nas redes sociais, no sexo, e tantos outros aspectos que funcionam como uma força impessoal que lhe arrasta na direção contrária do seu sonho. Portanto, é uma bússola que lhe aponta o caminho. O objetivo é o norte do que deseja realizar; mas a resistência empurra para o sul da desistência. Portanto, exige disciplina com hora, dias certos e dedicação, igual se faz no trabalho que lhe garante remuneração. Nem que seja uma pequena ação; mas é preciso fazer para superar a resistência que boicota o projeto.

Vontade e constância como forças do realizar

Os espíritos superiores destacaram, no registro feito por Kardec, na Questão 909 de O Livro do Espíritos, que há poucos esforços por parte dos homens e que lhes falta vontade para vencer as más inclinações e aqui destaco a resistência. Com disciplina (vontade) do realizar, vem a assistência dos benfeitores que podem lhe dar o toque que falta para que o seu projeto coopere como sua parcela de contribuição ao mundo e complete o que lhe falta.

Servir como canal na obra da criação

Lembre-se de entregar os frutos a Deus, pois não somos donos, somos médiuns, canais para a realização. A tarefa e o aperfeiçoamento rumo a perfeição é que devem ser a nossa conquista.

Por Daniel Santos