• Telefone
    (86) 99978-5695
  • Localização
    Rua Samuel Santos, 284, Parnaíba-PI

Podemos simplificar as fases da humanidade terrena em homem-primitivo/animal, homem-material, homem-processo e homem-espiritual, para facilitar o entendimento nos avanços morais. Essa jornada é nossa! E Jesus, o Cristo de Deus, é o caminho, mestre e guia.

Inicialmente nossas necessidades e ações estão voltadas a sobrevivência. O homem-animal. O resultado disso foi o aprendizado de mecanismos de defesa no comportamento. Dentro da valorização da criatura humana como um fenômeno físico-químico, vemos o homem-material. A escravização pelos bens materiais denota a fraqueza moral, pondo nisto o objeto de sua vida. Mas, mesmo assim, suas necessidades lhe levam ao progresso pelo exercício de novas habilidades conquistadas.

Nos tempos de agora as pessoas estão mais conscientes de que estão em crescimentos diversos e se percebem em desenvolvimento, em constantes mudanças que concorrem para o progresso. Portanto, aqui temos o homem-processo. Com tantas experiências de sofrimentos e alegrias – estagnações e avanços, o Cristo de Deus trouxe pessoalmente, para nós, a clareza da conduta coadjuvada no amor, conforme as Leis Divinas. Inaugurando assim o homem-espiritual. Este, por sua vez, está no esforço de conhecer a si mesmo e procura não se escravizar pelos instintos inferiores e o materialismo. Homem-espiritual é sinônimo de abertura para o crescimento, com destino à excelência e maior participação com o Divino.

Estamos na transição entre o Ser em processo e o Ser em espiritualização. A característica marcante desse avanço está na dedicação de cada pessoa que trabalha dentro dos próprios sentimentos com vistas na perfeição moral. Os conflitos se devem a bagagem acumulada na jornada da criatura primitiva ao Ser em processo que bate à porta da Espiritualização. Em suma, é o conflito entre o Homem Velho e o Homem Novo que se tem acesso.

O joio ainda estará na companhia do trigo por algum tempo. É preciso que o trigo morra para que haja pão; diferente do joio que fenece antes mesmo de amadurecer. O tempo é o grande seletor e revelador da verdade e do amadurecimento. O Homem Velho de sentimentos defensivos (instinto e material – sobrevivência e apego) está dando lugar ao Homem Novo de sentimentos confiantes (processo e espiritualização – liberdade e amor).

A Doutrina dos Espíritos, sob os auspícios de Jesus, nos oferta recursos valiosíssimos na educação dos próprios sentimentos, um compromisso de amor a si, que leva aos padrões mais elevados da ética, que é o amor ao próximo. Nestas condições nosso amor à Deus-Pai, torna-se ainda mais substancial. Você já está nesta jornada! E a joia preciosa que transporta é a essência divina imortal que é você.

Por Daniel Santos

Comentários

  • שירותי ליווי בבת ים 8 de maio de 2023

    I need to to thank you for this good read!! I certainly enjoyed every little bit of it. I have got you book-marked to check out new things you postÖ

    Responder
  • Bonny Auman 1 de julho de 2023

    Your posts have the perfect blend of information, illustrations, and personal accounts.

    Responder

Deixe seu comentario