O Departamento de Pesquisas Espíritas Aplicadas à Sociedade (DEPEAS) realizou na noite da última quinta-feira, 16 de junho, a Conferência do departamento e o lançamento da 3ª edição da Revista Rivail.

O evento que foi prestigiado pelos tarefeiros da Casa e visitantes, teve início com uma prece, feita pelo vice-presidente do Centro Espírita Caridade e Fé, Samuel Aguiar e logo depois, a coordenadora do Depeas, Cinthia Craveiro, iniciou as apresentações dos trabalhos, onde enfatizou a importância das pesquisas nas casas Espíritas. As pesquisas realizadas, segundo ela, associam filosofia, ciência e religião.

Os trabalhos publicados na 3ª edição da Revista Rivail, que em 2022 está em formato digital, foram desenvolvidas nos eixos Educação, Economia, Justiça e Saúde. 

No eixo Educação, o trabalho intitulado “Pedagogia Espírita e o teatro na construção da consciência de si e reforma íntima”, apresenta aspectos sobre o teatro como ferramenta para compreensão do Evangelho. A temática foi desenvolvida pelas pesquisadoras Luciana Matias Cavalcante e Marly Macêdo, tendo como orientador, Francisco das Chagas Coelho do Nascimento.

No eixo Economia, o pesquisador Ronnie Braz e o orientador Francisco Daniel dos Santos desenvolveram o trabalho que tem como tema “Minimalismo como ferramenta para o desapego material para Espíritas”, que traz aspectos importantes para os Espíritas, já que o minimalismo consiste basicamente em simplificar. Portanto, nos leva a reflexão sobre o consumismo, tão típico das culturas ocidentais.

Também foi apresentada a pesquisa desenvolvida pelo eixo Saúde, intitulada “Fibrimialgia e o Espiritismo: reflexões e possibilidades”. O tema foi trabalho por Cintia Caroline Prado Craveiro, Francisca Portela Cunha  e Sara Santos Véras de Araujo.

E no eixo Justiça, a pesquisa “Reencarnação como Justiça e misericórdia de Deus: uma abordagem a partir da pesquisa do Dr. Ian Stevenson” foi desenvolvida pelos pesquisadores Jeferson Luiz Lira Silva e Francisco Martins Sousa, tendo a orientação de Roselany de Holanda Duarte.

Ao final do evento, a coordenadora do Depeas, Cinthia Craveiro agradeceu a participação dos pesquisadores, orientadores e de todos os colaboradores. Na ocasião, também apresentou os pesquisadores da 4ª edição da Revista Rivail que já iniciaram os trabalhos em seus respectivos eixos.

Confira a 3ª Edição da Revista Rivail:

Para ter acesso as três edições da Revista, basta acessar a aba Divulgação no site do Caridade e Fé e clicar em Revista Rivail. Lá estará disponível para download.

Deixe seu comentario