• Telefone
    (86) 99978-5695
  • Localização
    Rua Samuel Santos, 284, Parnaíba-PI

O Departamento de Pesquisas Espíritas Aplicadas à Sociedade (DEPEAS) realizou na noite da última quinta-feira, 16 de junho, a Conferência do departamento e o lançamento da 3ª edição da Revista Rivail.

O evento que foi prestigiado pelos tarefeiros da Casa e visitantes, teve início com uma prece, feita pelo vice-presidente do Centro Espírita Caridade e Fé, Samuel Aguiar e logo depois, a coordenadora do Depeas, Cinthia Craveiro, iniciou as apresentações dos trabalhos, onde enfatizou a importância das pesquisas nas casas Espíritas. As pesquisas realizadas, segundo ela, associam filosofia, ciência e religião.

Os trabalhos publicados na 3ª edição da Revista Rivail, que em 2022 está em formato digital, foram desenvolvidas nos eixos Educação, Economia, Justiça e Saúde. 

No eixo Educação, o trabalho intitulado “Pedagogia Espírita e o teatro na construção da consciência de si e reforma íntima”, apresenta aspectos sobre o teatro como ferramenta para compreensão do Evangelho. A temática foi desenvolvida pelas pesquisadoras Luciana Matias Cavalcante e Marly Macêdo, tendo como orientador, Francisco das Chagas Coelho do Nascimento.

No eixo Economia, o pesquisador Ronnie Braz e o orientador Francisco Daniel dos Santos desenvolveram o trabalho que tem como tema “Minimalismo como ferramenta para o desapego material para Espíritas”, que traz aspectos importantes para os Espíritas, já que o minimalismo consiste basicamente em simplificar. Portanto, nos leva a reflexão sobre o consumismo, tão típico das culturas ocidentais.

Também foi apresentada a pesquisa desenvolvida pelo eixo Saúde, intitulada “Fibrimialgia e o Espiritismo: reflexões e possibilidades”. O tema foi trabalho por Cintia Caroline Prado Craveiro, Francisca Portela Cunha  e Sara Santos Véras de Araujo.

E no eixo Justiça, a pesquisa “Reencarnação como Justiça e misericórdia de Deus: uma abordagem a partir da pesquisa do Dr. Ian Stevenson” foi desenvolvida pelos pesquisadores Jeferson Luiz Lira Silva e Francisco Martins Sousa, tendo a orientação de Roselany de Holanda Duarte.

Ao final do evento, a coordenadora do Depeas, Cinthia Craveiro agradeceu a participação dos pesquisadores, orientadores e de todos os colaboradores. Na ocasião, também apresentou os pesquisadores da 4ª edição da Revista Rivail que já iniciaram os trabalhos em seus respectivos eixos.

Confira a 3ª Edição da Revista Rivail:

Para ter acesso as três edições da Revista, basta acessar a aba Divulgação no site do Caridade e Fé e clicar em Revista Rivail. Lá estará disponível para download.

Comentários

  • sklep online 2 de março de 2024

    Wow, marvelous weblog format! How long have you been blogging
    for? you made blogging glance easy. The overall glance of
    your website is magnificent, as neatly as the content!
    You can see similar: ecommerce and here sklep online

    Responder

Deixe seu comentario